29/03/2010

A construção do cômico no teatro de Gil Vicente.


Há no teatro de Gil Vicente três tipos de cômico: cômico de situação, cômico de linguagem e cômico de caráter/ personagem.

CÔMICO DE SITUAÇÃO- resulta do ridículo da circunstância, em palco, podendo encontrar-se, por exemplo, na reação das personagens, face aos acontecimentos: surpresa, medo, desilusão, indignação, espanto, aflição, etc.

CÔMICO DE CARÁTER/ PERSONAGEM- decorre do próprio aspecto da personagem (vestuário, gestos, pose, símbolos cênicos) e da personalidade que encarna (tiques, caprichos, marcas que a tornam ridícula).

CÔMICO DE LINGUAGEM- realiza-se através de trocadilhos, respostas desconcertantes, ironia ou troça, recurso ao calão, uso do latim, etc.

Esta divisão nem sempre é estanque - há tipos de cômico que coexistem e se confundem, em cena.
Com base nesta descrição, podemos analisar os tipos de cômico que se encontram na cena do FIDALGO com os respectivos exemplos.

CÔMICO DE CARÁTER- o Fidalgo, apesar de morto, mantém a vaidade que teve em vida: aparece com um Pajem que lhe «leva um rabo mui comprido e uma cadeira de espaldas» (sendo, neste caso, também de SITUAÇÃO).

CÔMICO DE SITUAÇÃO- o Fidalgo confunde o Diabo com uma mulher: «Para lá vai a senhora?». O Diabo esclarece de imediato: «Senhor, a vosso serviço».

CÔMICO DE LINGUAGEM- o Diabo grita com o Companheiro, utilizando linguagem pouco polida (calão): «Abaixa-me aramá esse cu!»; o Fidalgo troça do destino apontado pelo Diabo (o Inferno): «Terra é bem sem-sabor»; O Diabo responde às preocupações do Fidalgo que deixou, diz, uma viúva chorosa na outra vida: «E ela, por não te ver/ despenhar-se-á dum cabeço".

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